Congresso sobre humanismo solidário reúne cientistas católicos para refletir sobre a Amizade Social e Cooperação na Ciência

O evento organizado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR/RCC-BR), com o apoio da Universidade Católica de Salvador (UCSAL-BA) e da Pontifícia Universidade Bolivariana (UPB-Bolívia) tem como objetivo de fomentar um amplo debate científico acerca da dimensão ética das profissões, da integralidade do ser humano e da solidariedade cristã. Em sua segunda edição a nível nacional e na primeira edição de nível internacional, o encontro terá como tema “Amizade Social e Cooperação na Ciência” e será integralmente on-line entre os dias 11 a 13 de novembro de 2021.

O Prof. Everthon de Souza Oliveira (CEFET/MG), presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos contextualizou como a pandemia impôs restrições à organização do evento que, originalmente, seria realizado de forma presencial na cidade de Salvador (BA), mas de como também ampliou as possibilidades permitindo a organização do evento internacional, com o apoio do Prof. Dr. Pe. Jorge Ivan Alvarez Gómez professor da Pontifícia Universidade Bolivariana (UPB – Colômbia). O congresso internacional irá contar com a participação internacional de personalidades importantes na Igreja e na Ciência.

 “O atual contexto nos permitiu identificar outros pesquisadores católicos que já trabalham no tema do humanismo e amadurecer a reflexão no nível internacional.  A proposta do congresso internacional abre-nos à possibilidade de maior compartilhamento e aprendizagem e nos permite uma fecunda aproximação de cientistas católicos em busca de um bem comum, destacou o Prof.  Everthon.  

As atividades dos eventos buscam criar uma interatividade entre os pesquisadores e palestrantes por meio das mesas temáticas, apresentação de trabalhos etc. Esse formato visa sintetizar as reflexões dos congressistas e divulgar, em forma de trabalhos acadêmicos, a construção intelectual dos pesquisadores católicos. “O Papa Francisco colocou a Igreja como protagonista das principais reflexões da atualidade e promoveu o pesquisador católico em posição proeminente no diálogo com a sociedade. A amizade social, o pacto educativo global, a ecologia integral e a economia de Francisco têm potencial de responder a inúmeras questões atuais e exigirá um esforço coordenado da comunidade científica global e uma participação ativa da comunidade científica católica”, aponta o Prof. Everthon.

O Sumo Pontífice Francisco em sua encíclica Fratelli Tutti apresenta os atuais desafios da sociedade como, por exemplo, a globalização e o progresso sem rumo comum, e propõe a amizade social como saída da crise em que nos encontramos. Motivados pelas reflexões trazidas pelo Papa, o II Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na ciência e o I International Congress of Solidary Humanism in Science apresentam para os pesquisadores católicos o tema “Amizade Social e Cooperação na Ciência”, como um caminho de construção do humanismo solidário.

As inscrições podem ser realizadas pelo site https://catolicosnaciencia.org.br/cbhsc2021/ com possibilidade de emissão de certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.