Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos
A SBCC é uma associação profissional com finalidade pastoral e científica, por isso é voltada (mas não restrita) a pós-graduandos e professores universitários católicos. A SBCC é uma entidade civil de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos que pretende promover eventos, palestras, estudos, publicações, e quaisquer outras atividades que promovam e apliquem o ensinamento social católico nos ambientes e práticas científicos. Pretende ainda auxiliar a missão da Igreja católica por meio do trabalho voluntário dos pesquisadores associados.
Nossa História
A CNBB e os movimentos universitários católicos percebem a demanda de um maior acompanhamento pastoral dos docentes e de um trabalho coordenado da intelectualidade católica. Em 2018, ano do laicato no Brasil, o Grupo de Profissionais do MUR (RCC) propôs à Comissão Episcopal de Educação e Cultura da CNBB a criação de um congresso científico que debatesse a atuação do leigo católico desde sua profissão, em especial a de professor e pesquisador, pautada pela Doutrina Social da Igreja. Dom João Justino presidente da Comissão e o Padre Danilo Pinto assessor do Setor Universidades da CNBB prontamente abraçaram a ideia trazendo ainda importantes parceiros. Nasceu assim o I Congresso Científico de Humanismo Solidário na Ciência realizado em outubro de 2018 na PUC-RIO, com a presença de vários professores e pesquisadores ligados a mais de 70 instituições.
Ali foi proposta e aprovada a criação da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), a fim de dar continuidade aos trabalhos. A Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos foi fundada no dia 3 de Maio de 2019, na cidade de Aparecida/SP, por ocasião da 57ª Assembleia Geral da CNBB com apoio de vários padres e bispos. Na ocasião foi eleita a primeira diretoria (composta pelos Comitê Executivo, Científico e Teológico-Pastoral) e o Conselho Fiscal, tendo sido escolhida como sede nacional a Universidade Católica de Salvador (UCSal). Além de assumir a equipe de organização do CBHSC, a SBCC nasce com o desejo de auxiliar espiritualmente os pesquisadores católicos e engajá-los de modo coordenado em trabalhos que promovam o diálogo entre fé e razão, e o humanismo solidário como base para uma prática científica que respeite a dignidade do homem e o bem comum.
Objetivos
A SBCC deseja reunir os cientistas católicos, religiosos ou leigos de diversas áreas (Exatas, Humanas ou Biológicas) a serviço da Igreja no Brasil através dos seguintes propósitos:
- Promover o diálogo entre fé e razão – a harmonia entre o pensamento cristão e o pensamento científico – seja interpretando os significados das descobertas científicas para a fé cristã, seja propagando, à luz da Doutrina Social da Igreja, a responsabilidade moral e social das ciências.
- Encampar o Humanismo Solidário Cristão como paradigma para elaboração do pensamento científico contemporâneo, respeitando a dignidade e a integralidade do ser humano, sujeito e objeto da investigação científica.
- Difundir o Evangelho com fidelidade ao Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana nos diversos ambientes de pesquisa, ensino e extensão.
Diretoria SBCC
Dom João Justino de Medeiros Silva
CNBB