Durante o I Retiro de Cientistas Católicos e I Encontro de Colaboradores da SBCC os participantes refletiram sobre o tema “Da Amizade com Deus à Amizade Social”.
Vatican News
Entre os dias 04 a 06 de novembro professores, pesquisadores e pós-graduandos de todas as regiões do Brasil estiveram reunidos na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), para participar do I Retiro de Cientistas Católicos e I Encontro de Colaboradores da SBCC, que também aconteceu no formato híbrido.
O I Retiro de Cientistas Católicos, cujo tema central foi “Da Amizade com Deus à Amizade Social”, teve início na noite do dia 04/11 (sexta-feira) e contou com a participação remota do Cardeal e Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, que também é o bispo referencial para o Setor Universidades da CNBB. Na sua saudação aos participantes do Retiro, Dom Paulo Cezar destacou a Carta Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, relacionando-a com o tem proposto para as meditações ao longo do encontro.
“A condição para esta fraternidade universal, a condição para a amizade social está no amor de Deus, está na amizade para com Deus; está em nos reconhecermos verdadeiramente filhos e filhas diante do amor eterno de Deus. Quando olhamos para Deus e nos reconhecemos verdadeiramente filhos e filhas nós vamos criando a condição para uma fraternidade social, para uma amizade social”, afirmou o Cardeal.
Para proporcionar o aprofundamento da espiritualidade cristã dos cientistas, durante o retiro foram realizadas quatro meditações em torno do tema central: I) “Visão Integral de Pessoa Humana” conduzida pelo Pe. Júlio Cesar Resende, assessor do Setor Educação da CNBB; II) “Visão Social Cristã” sob a condução de Pe. Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB; III) “Visão de Cristo” na pregação de Dom Francisco Agamenilton, Bispo de Rubiataba-Mozarlândia e por fim a IV) “Visão de Igreja” ministrada pelo Pe. Waldecir Gonzaga, Coord. do Depto de Teologia da PUC-Rio.
Na tarde do dia 05/11 (sábado) o encontro deu lugar ao I Encontro de Colaboradores da SBCC, que seguiu até a manhã do domingo, com o propósito de articular as lideranças e instituições parceiras na construção do plano de ação da Sociedade. Na saudação inicial aos presentes, Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia (GO), presidente da Comissão para a Cultura e Educação e membro do Comitê Teológico-Pastoral da SBCC, falou sobre a pertinência do tema do retiro e do encontro para o momento de conflitos em que se veem as sociedades brasileira e mundial.
Dirigindo-se aos colaboradores da SBCC, Dom João Justino disse que “ao evocar o fundamento da amizade social a partir da amizade com Deus, creio que este retiro será espaço para a percepção dos desdobramentos éticos em vista da sociedade que desejamos construir, uma sociedade justa e fraterna. Que todos se deixem inspirar pelo ensinamento do Papa Francisco em sua iluminada Carta Encíclica Fratelli tutti, sobre a fraternidade e a amizade social; que todos escutem uma vez mais as palavras de Jesus – ‘vós sois todos irmãos’”.
Para o Prof. Dr. Everthon Oliveira, presidente da SBCC, o encontro permitiu um amadurecimento da identidade, o fortalecimento da vida fraternidade dos sócios e um planejamento coletivo das grandes linhas de ação da SBCC. “É a amizade com Deus que nos permite sermos sinais autênticos de Cristo no meio científico e é unicamente a partir dessa amizade que devem ser pautados todos os nossos trabalhos, pastorais e acadêmicos” pontuou o Prof. Everthon.
O Encontro de Colaboradores foi marcado pela apresentação de painéis com as principais lideranças e alguns dos sócios e parceiros. As reflexões e encaminhamentos contribuirão com a organização das ações e atividades da SBCC e com a construção do plano de trabalho da entidade para o biênio 2022.2 – 2024.1.