SBCC promove IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência sediado na PUC Goiás

251016 – Abertura IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência WA 100

A Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) realiza, pela primeira vez em parceria com a PUC Goiás e a Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, o IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, 15 de outubro, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, com a presença do Arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros, da reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, pesquisadores e representantes de instituições de ensino superior de diferentes regiões do país.

O congresso, integrado à programação do XI Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás, tem como tema central “Humanismo e Esperança no Horizonte da Inteligência Artificial”. O evento promove um amplo debate sobre ética profissional, integralidade do ser humano e solidariedade cristã diante dos avanços tecnológicos, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes. A programação segue até sábado, 18 de outubro.

Para o presidente da SBCC, professor Tiago Paulino (CEFET-MG), o congresso é uma oportunidade de fortalecer o paradigma do humanismo solidário e cristão nas diversas áreas do conhecimento. “A importância desse congresso é trabalhar com essa ótica humanista nas pesquisas acadêmicas, permitindo desenvolver conhecimento em todas as áreas sob a perspectiva da solidariedade cristã”, afirmou.

Ao tratar do tema da edição, Paulino destacou a centralidade da inteligência artificial nas discussões contemporâneas sobre ética e ciência. “Queremos trazer à tona as preocupações éticas que devem nortear o desenvolvimento da IA e refletir sobre como essas ferramentas podem impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico e social”, completou.

251016 – Abertura IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência WA 181

O grão-chanceler da PUC Goiás e arcebispo de Goiânia, dom João Justino de Medeiros, ressaltou a importância de sediar o evento na capital goiana. “Este congresso nasce de um projeto de leigos e professores universitários, vindos da pastoral universitária, que sentiram a necessidade de levar para o nível acadêmico a relação entre ciência e fé. O humanismo solidário reflete a perspectiva antropológica da Igreja sobre o ser humano”, afirmou.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, professora Priscila Valverde, que preside o XI Congresso de Ciência e Tecnologia, destacou que o evento reforça o papel da universidade como promotora do diálogo entre fé, razão e inovação científica. “Integrar um congresso que coloca ética, solidariedade e esperança como fundamentos da produção científica é um privilégio. A discussão sobre inteligência artificial sob a ótica do humanismo solidário é essencial para o futuro da ciência e da sociedade”, declarou.

O IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência organiza sua programação em três grandes áreas temáticas — Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas e Tecnológicas — e conta com o apoio da FAPEG e do Sistema OCB/GO, reunindo participantes para debater os desafios éticos e humanos da era digital.

251016 – Abertura IV Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência WA 133

Imagens de: Wagmar Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *